Somente atender não vai te levar para o próximo nível

Somente atender não vai te levar para o próximo nível

Raphael Ferris, Fisioterapeuta e Gestor

Já teve a sensação de somente atender e não engrenar no seu consultório ou clínica? Se sim, você tem um problema: a escala. A escalabilidade pode ser descrita como a capacidade (ou potencial) de crescimento de processos, modelos de negócio, sistemas, etc… em diferentes proporções. 

Na carreira dos fisioterapeutas ou na gestão de clínicas e consultórios é muito comum encontrar poucos processos escaláveis e um modelo de gestão centrado em uma única pessoa. Sabe aquele fisioterapeuta que tem múltiplas funções: atendimento, agenda, financeiro, site, redes sociais sem nenhum processo definido? 

Esse é o profissional que tem poucas chances de escalar o seu negócio, ou seja, produzir mais atendimentos impactando um maior número de pacientes e, consequentemente, aumentar sua receita (ganhar mais).

Essa é a realidade de muitos profissionais, trabalham sozinhos e precisam cuidar de tudo. Entretanto, processos escaláveis tornam a rotina de trabalho melhor e efetiva. 

Porém é possível criar processos escaláveis para fisioterapeutas como no exemplo abaixo:

Comunicação e marketing:

 

  • Definição da Persona;
  • Criação de linha editorial com estratégia voltada à persona;
  • Definir horários para criação de conteúdos;
  • Definir melhores dias e horários para postagens;

 

Essas são estratégias básicas de organização de como o fisioterapeuta pode organizar o processo de trabalho da sua comunicação e marketing para performar e produzir mais resultados.

E escala é isso: construir processos capazes de aumentar o resultado de forma crescente e proporcional. 

Para isso o fisioterapeuta deverá se desenvolver em três comportamentos do planejamento:

 

Comportamento Estratégico:

Avaliação dos indicadores de desempenho para planejamento do negócio, identificação dos problemas e criação de projetos e processos visando a solução de problemas e novas metas. 

Exemplo: avaliar a lucratividade do consultório ou clínica de fisioterapia e promover melhorias para aumento das receitas.

Periodicidade: Mensal. Para departamentos ou projetos sensíveis realizar semanalmente.

 

Comportamento Tático: 

Avaliação dos indicadores de desempenho para planejamento das atividades operacionais e monitoramento dos indicadores propondo mudanças (quando necessárias) planejado.

Exemplo: Avaliação do desempenho clínico com base nas evoluções dos prontuários.

Periodicidade: Semanal.

 

Comportamento Operacional:

Operacionalização das rotinas diárias e monitoramento de indicadores de prioridade.

Exemplo: atendimento aos pacientes e pagamento de contas como rotinas e funcionamento de anúncios como indicador de prioridade.

Periodicidade: Diário.

Entendendo os comportamentos e a sua importância para o crescimento da clínica ou consultório, deverá o fisioterapeuta se atentar para cumprir os 3 papéis na gestão da sua carreira ou serviço.

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