Somente atender não vai te levar para o próximo nível
Raphael Ferris, Fisioterapeuta e Gestor
Já teve a sensação de somente atender e não engrenar no seu consultório ou clínica? Se sim, você tem um problema: a escala. A escalabilidade pode ser descrita como a capacidade (ou potencial) de crescimento de processos, modelos de negócio, sistemas, etc… em diferentes proporções.
Na carreira dos fisioterapeutas ou na gestão de clínicas e consultórios é muito comum encontrar poucos processos escaláveis e um modelo de gestão centrado em uma única pessoa. Sabe aquele fisioterapeuta que tem múltiplas funções: atendimento, agenda, financeiro, site, redes sociais sem nenhum processo definido?
Esse é o profissional que tem poucas chances de escalar o seu negócio, ou seja, produzir mais atendimentos impactando um maior número de pacientes e, consequentemente, aumentar sua receita (ganhar mais).
Essa é a realidade de muitos profissionais, trabalham sozinhos e precisam cuidar de tudo. Entretanto, processos escaláveis tornam a rotina de trabalho melhor e efetiva.
Porém é possível criar processos escaláveis para fisioterapeutas como no exemplo abaixo:
Comunicação e marketing:
- Definição da Persona;
- Criação de linha editorial com estratégia voltada à persona;
- Definir horários para criação de conteúdos;
- Definir melhores dias e horários para postagens;
Essas são estratégias básicas de organização de como o fisioterapeuta pode organizar o processo de trabalho da sua comunicação e marketing para performar e produzir mais resultados.
E escala é isso: construir processos capazes de aumentar o resultado de forma crescente e proporcional.
Para isso o fisioterapeuta deverá se desenvolver em três comportamentos do planejamento:
Comportamento Estratégico:
Avaliação dos indicadores de desempenho para planejamento do negócio, identificação dos problemas e criação de projetos e processos visando a solução de problemas e novas metas.
Exemplo: avaliar a lucratividade do consultório ou clínica de fisioterapia e promover melhorias para aumento das receitas.
Periodicidade: Mensal. Para departamentos ou projetos sensíveis realizar semanalmente.
Comportamento Tático:
Avaliação dos indicadores de desempenho para planejamento das atividades operacionais e monitoramento dos indicadores propondo mudanças (quando necessárias) planejado.
Exemplo: Avaliação do desempenho clínico com base nas evoluções dos prontuários.
Periodicidade: Semanal.
Comportamento Operacional:
Operacionalização das rotinas diárias e monitoramento de indicadores de prioridade.
Exemplo: atendimento aos pacientes e pagamento de contas como rotinas e funcionamento de anúncios como indicador de prioridade.
Periodicidade: Diário.
Entendendo os comportamentos e a sua importância para o crescimento da clínica ou consultório, deverá o fisioterapeuta se atentar para cumprir os 3 papéis na gestão da sua carreira ou serviço.