Saiba como iniciar o planejamento estratégico para Fisioterapeutas.

Planejar é definir e Identificar a forma de ação, estruturar as ações, implantar, analisar, reavaliar um projeto pessoal ou profissional. É a forma de organizar uma tarefa ou atividade. Possui instrumentos específicos que serão utilizados a partir do objetivo definido na estratégia. Estratégia por outro lado, é uma tática, um caminho ou uma trilha para se chegar a um objetivo pessoal, profissional ou empresarial.

Fisioterapeuta, aprenda um pouco mais sobre planejamento estratégico e comece a materializar suas ideias!

Por Luciana Bilitario

Planejar é definir e Identificar a forma de ação, estruturar as ações, implantar, analisar, reavaliar um projeto pessoal ou profissional. É a forma de organizar uma tarefa ou atividade. Possui instrumentos específicos que serão utilizados a partir do objetivo definido na estratégia. Estratégia por outro lado, é uma tática, um caminho ou uma trilha para se chegar a um objetivo pessoal, profissional ou empresarial.

O planejamento estratégico envolve a estruturação e a criação de um conceito de negócio, suas diretrizes, análises de ambiente interno e externo, definição de estratégias, objetivos e os plano de ação da empresa para atingir as metas propostas. 

O Fisioterapeuta é o profissional da área de saúde que lida com a potencialização do movimento humano. Maximizar a função do movimento, habilitar pacientes/ clientes a um retorno funcional com repercussão em melhorias na qualidade de vida através da melhora da capacidade funcional (capacidade de fazer atividades em casa, diárias ou no trabalho de uma forma mais eficiente). Esse é o nosso desafio diário. 

O planejamento estratégico exige do Fisioterapeuta empreendedor um olhar especial para a Gestão Estratégica. Para executar um planejamento estratégico de um projeto novo indicamos os seguintes passos ao Fisioterapeuta:

  1. Defina seu negócio, respondendo às seguintes perguntas:
  • Qual é o seu negócio? Seja específico aqui: qual área de atuação/ especialidade? 
  • Quem são os seus pacientes/ clientes? Qual o sexo, faixa etária, local onde moram? Possuem disfunções específicas?
  • Quais os benefícios seu cliente quer? Um exemplo seria melhorar a qualidade de vida, reduzir dor, melhorias ergonômicas no ambiente de trabalho…foque no seu nicho de clientes, 
  • Por que ele procuraria o meu serviço? Responda mostrando seu diferencial, no que você vai potencializar a funcionalidade do movimento humano desse cliente (s)?
  • Qual a razão de existência do seu consultório/ clínica ou serviço? Qual a função dela na sua cidade, região, estado, país? Por que seu negócio é útil para a sociedade?
  • Onde você quer chegar com seu negócio? Responda essa questão de forma inspiradora, coloque seus sonhos na resposta.
  1. Construa um CANVAS. Ferramenta essencial para a construção de um modelo de negócios a partir da resposta de 09 blocos sobre o negócio idealizado. O CANVAS pode ser encontrado no site do SEBRAE no endereço: www.sebraecanvas.com 

Falaremos mais sobre o preenchimento do CANVAS em um próximo texto 😊.

Para se inspirar e começar a colocar suas ideias em ação, responda as questões acima, depois busque o CANVAS. Tem muito modelos gratuitos de como preenchê-lo no próprio site do SEBRAE. Aproveite e ação!

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo”. Martin Luther King 

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