Qual o próximo passo para um Fisioterapeuta de Sucesso?
Luciana Bilitário, Fisioterapeuta e Gestora
“Faço o que amo, escolhi ser Fisioterapeuta. Mas, não consigo uma boa remuneração e reconhecimento. O que preciso para me tornar um Fisioterapeuta de sucesso?”
Essa reflexão é muito comum entre os Fisioterapeutas que já se formaram a alguns anos e não estão satisfeitos com a remuneração ou com a trajetória profissional. Anote algumas dicas para virar a chave!
Valorize o que você faz!
Mude a forma de pensar, mude a mentalidade, tenha mentalidade do sucesso! Que tal pensar de forma diferente? Ao invés de um discurso pessimista, pense e fale de forma promissora.
Como fazer isso?
Tire os projetos da mente e escreva, faça um diagnóstico de competências, liste seus pontos fortes e fracos, seus conhecimentos e habilidades; trace um objetivo profissional de curto prazo (até 01 ano) e escreva: o que preciso desenvolver ou aprender para alcançar?
Estude gestão
Esse é um blog de gestão e reafirmamos isso: gestão é para a vida, é sobre carreira, competências, metas e resultados. A gestão muda sua forma de pensar, lhe orienta para os resultados. Para alcançar coisas diferentes é necessário fazer coisas diferentes, ter rotina, organização e controle.
Repense como você faz a gestão do atendimento
- Coloque-se no lugar no paciente;
- Avalie a experiência do seu cliente desde o primeiro dia até o pós alta;
- No primeiro contato tenha uma resposta rápida, efetiva e demonstre profissionalismo;
- Demonstre diferencial na consulta fisioterapêutica (inclua diagnóstico, testes específicos e demonstre indicadores durante todo tratamento);
- Utilize documentos como contrato de prestação de serviço e termo de consentimento;
- Demonstre os benefícios (valor) desde o primeiro momento com o paciente;
Tudo isso forma a jornada do paciente no serviço de Fisioterapia. A experiência positiva irá gerar uma memória positiva. Você será percebido como DIFERENCIADO se a experiência surpreender, se superar as expectativas.
Seja o Fisioterapeuta que todos querem chamar de “meu”!
Sabe aquele profissional que as pessoas falam “pode confiar”, “vá que não irá se arrepender”, “ali é referência” ou “queria ser assim quando crescer”.. pois, já se perguntou quais as competências desses profissionais?
Vou te dar algumas pistas, mas, não deixe de pensar em uma referência depois e fazer esse exercício de pensar – o que essa pessoa tem de diferencial, ok?
- São comunicativos e claros nas explicações;
- Tem competência técnica;
- Estão constantemente em desenvolvimento profissional e pessoal e você irá encontrá-los com frequência em cursos, congressos e eventos;
- Inquietos com o saber, buscam desenvolver novas habilidades;
- São focados em bons resultados para os pacientes, para eles mesmos e seus negócios;
- Acreditam em si mesmos e confiam no próprio potencial;
Se identificou? Então foco e disciplina e acredite em você!