O seu consultório precisa de você como gestor!
Raphael Ferris, Fisioterapeuta e Gestor
A gestão de um consultório exige mais do que atender o paciente com qualidade, é preciso romper a barreira do fisioterapeuta que somente atua na assistência.
O profissional que deseja empreender através de uma clínica e consultório de fisioterapia precisa desenvolver habilidades e competências para gerenciar os aspectos da administração do serviço.
Quais aspectos o fisioterapeuta deve se preocupar na gestão de uma clínica e consultório?
- Projetos e Processos: transformar as ideias em projetos (objetivos) e processos (tarefas) claras e executáveis é fator decisivo para alcançar resultados em qualquer nível de existência do seu consultório ou clínica;
- Indicadores de desempenho: desenvolver indicadores de desempenho administrativo e clínicos permitirá monitorar o resultado das ações e propor mudanças em pontos-chaves do processo de trabalho;
- Compliance: estar em conformidade com as regras é dever de todo profissional e/ou empresa (principalmente na fisioterapia), mitigar riscos através de ações preventivas é fundamental para garantir a reputação profissional;
- Comunicação e Marketing: o pilar central para a aquisição de novos clientes, a comunicação e marketing são, normalmente, os elementos com grande desorganização por parte dos fisioterapeutas. Pois a criação de conteúdo deve corresponder a uma estratégia específica e não avulsa e desordenada (como boa parte executa);
- Gestão Financeira: é através da gestão financeira que identificamos problemas relacionados ao fluxo de caixa, capital de giro ou até mesmo clientes inadimplentes, entre outros. O financeiro é o termômetro do negócio.
Importante destacar que as características das clínicas e consultórios de fisioterapia são as de Micro e Pequenos Negócios, ou seja, os fatores internos e externos que influenciam o resultado do negócio são para esse ecossistema.
Por exemplo, no caso do financeiro, o acesso ao crédito para micro ou pequenos negócios é sempre menor em comparação com os portes maiores.
Isso faz com que tenhamos mais ações preventivas frente ao risco, neste caso o financeiro.
Desta forma, fisioterapeutas que empreendem precisam se dedicar à administração para obter resultados na clínica ou consultório de fisioterapia.