O Fisioterapeuta precisa emitir Nota Fiscal?

Se você é um Fisioterapeuta com certeza já se perguntou sobre as notas fiscais. A emissão de notas fiscais certamente é motivo de grandes dúvidas entre os fisioterapeutas, principalmente para aqueles que ainda estão no início das suas atividades.

Se você é um Fisioterapeuta com certeza já se perguntou sobre as notas fiscais. A emissão de notas fiscais certamente é motivo de grandes dúvidas entre os fisioterapeutas, principalmente para aqueles que ainda estão no início das suas atividades. A primeira questão normalmente envolve a necessidade de emitir ou não as notas. Apesar de não precisarem de vínculo empregatício para trabalhar, ou seja, da famosa carteira assinada, os serviços prestados por profissionais liberais autônomos precisam ser comprovados e tributados. Portanto, a maneira mais simples e segura de conseguir controlar todos os profissionais autônomos é através das notas fiscais.

Como emitir as NFs?

O primeiro passo é realizar o cadastro de profissional liberal na prefeitura da sua cidade, o CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários). Em muitos municípios esse cadastro já pode ser feito de maneira eletrônica, através do site, mas ainda existem alguns casos em que os registros devem ser feitos na própria prefeitura. Normalmente, é necessário preencher alguns formulários colocando seus dados pessoais, como domicílio, CPF, dentre outros, e então pagar a taxa de inscrição municipal. Vale lembrar que o processo pode mudar de acordo com a sua prefeitura, por isso, o mais importante é verificar caso a caso. Assim, não tem erro!

Quando e por que emitir?

O cenário ideal é quando o profissional liberal já formalizou seus serviços como empreendedor autônomo através da consolidação de uma pessoa jurídica (CNPJ), emitindo notas fiscais normalmente, de acordo com a lei. No entanto, sabemos que, infelizmente, a burocracia acaba se tornando um obstáculos para muitos profissionais, que preferem emitir notas de maneira avulsa na própria prefeitura. Nesses casos, a emissão deve ocorrer sempre que um novo serviço for prestado, ou qualquer contrato for estabelecido com uma empresa ou pessoa física.

O Fisioterapeuta precisa emitir nota fiscal?

O fisioterapeuta, como profissional liberal, também pode emitir recibos como forma de controle e tributação dos seus serviços. Além disso, os recibos também servem para que o paciente reembolse valores das operadoras de saúde quando optado pelo serviço de pagamento direto ao profissional.

O que o seu recibo precisa conter?

  • Dados fiscais do seu paciente (Nome e CPF);
  • Dados fiscais do profissional (Nome, CPF, registro no CREFITO);
  • Quantidade de atendimentos realizados;
  • Valores dos atendimentos;
  • Assinatura, Carimbo e data do profissional;

Para facilitar, elaboramos um modelo de recibo que pode ser baixado CLICANDO AQUI

 

Leia também