Criar bons relacionamentos e contatos é fundamental tanto para a vida pessoal quanto profissional. Na Fisioterapia não é diferente, a importância de criar uma rede de contatos é fundamental para gerar novos leads e até mesmo recorrência nos seu negócio.
Com o avanço do mundo digital, é imprescindível que as empresas, profissionais autônomos e liberais, organizações e todo tipo de negócio, esteja na internet. A internet tornou-se a maior forma de busca por produtos e serviços no mundo e você precisa estar bem posicionado e organizado no ambiente online.
Lead é um conceito no marketing digital, é aquele potencial consumidor do seu serviço, ou seja, o possível cliente/paciente que demonstrou interesse no seu atendimento. Você pode criar diversas formas de atrair pessoas para conhecer você, sua clínica ou consultório, uma das formas mais conhecidas é gerando conteúdo, ou seja, você criar conteúdo relevantes para aquilo que você oferece e as pessoas procuram. Ex. Quem atua com Fisioterapia Neurológica, deverá desenvolver conteúdos baseado no que o público consumidor pesquisa. Lembrando que, escolher o seu público é fundamental para desenvolver o conteúdo.
Após pensar na sua estratégia para atrair possíveis clientes, esses contatos precisam ser organizados em o que chamamos de funil de vendas.
O funil de vendas pode ser comparado a uma linha do tempo do seu cliente em relação a empresa. Ele inicia como um desconhecido e chega ao final da linha como um cliente consumidor. Do primeiro contato até a compra do serviço, existem estratégias de venda que você deverá utilizar para reter este cliente.
É importante lembrar que você deverá realizar constantes análises para identificar fatores que influenciam o seu cliente chegar no final da “linha do tempo”, ou seja, tornar-se um comprador do seu serviço. Isso implicará nas suas estratégias de posicionamento, venda e precificação do seu atendimento.
A imagem abaixo, demonstra como funciona o caminho do seu cliente até a compra do seu serviço:
O visitante é um desconhecido que pode tornar-se um lead que, identifica uma oportunidade e, desenvolve uma venda.
Quando o cliente é um visitante, você não o conhece, a partir do momento que ele se transforma em um lead torna-se um potencial cliente para consumir os seus atendimentos.
Por fim, além de todo esse trajeto, é preciso manter os dados dos seus clientes e os seus atualizados.
Abraços,
Raphael Ferris
Fisioterapeuta e empreendedor na área de Ensino e Saúde