Fluxo de Caixa: Por que o fisioterapeuta deve se preocupar?

Fluxo de Caixa: Por que o fisioterapeuta deve se preocupar?

Fluxo de Caixa: Por que o fisioterapeuta deve se preocupar?

 

A estrutura econômica dos negócios exige eficiência na gestão financeira, principalmente quando tratamos de Micro e Pequenas Empresas – MPE que são consideradas o porte principal das clínicas e consultórios de fisioterapia. O fluxo de caixa como conceito é um instrumento que relaciona as entradas e saídas financeiras na empresa em um determinado período. Isso significa que:

“O fluxo de caixa é o montante de entradas

e saídas produzido em determinado período”.

 

Por exemplo: no consultório de fisioterapia, se a receita (aquilo que se ganha) for somente fruto dos atendimentos, seria todo o montante pago pelos pacientes somado ao que se gastou em um intervalo de tempo (normalmente um mês).

A partir da elaboração do fluxo de caixa é possível avaliar se existe escassez ou excedente na rotina financeira do consultório e tomar decisões acerca da necessidade de capital de giro para sanar possíveis déficits.

E por que o Fisioterapeuta deve elaborar o seu fluxo de caixa?

 

  • Promover segurança financeira para o consultório;

Um fluxo de caixa permite realizar previsões e análises futuras, garantindo ao fisioterapeuta gestor as perspectivas e desafios futuros.

  • Entender as entradas e saídas financeiras mantendo o caixa o mais estável possível;

Já ouviu falar em “saúde financeira”? O termo fundamenta as contas equilibradas de um negócio, é na perspectiva da estabilidade que o fluxo de caixa trabalha, equilibrando as entradas e saídas para garantir a capacidade operacional e de investimento.

  • Gerar informações para elaborar uma política de concessão de crédito;

Entender o fluxo de entrada e saída possibilita o fisioterapeuta desenvolver uma política de concessão de crédito, que pode agregar valor na relação com o cliente.

  • Padronizar prazos de recebimento e pagamentos;

Definindo as necessidades de entrada e saída será possível determinar efetivamente os prazos para recebimento e compras.

Ou seja, com o mapeamento do tempo em que o dinheiro circula é possível negociar com clientes e fornecedores prazos que colaborem na gestão financeira.

Ainda mais a limitação financeira é o desafio para todas as empresas e seus gestores precisam entender as limitações de caixa e manter um saldo com folga financeira para reduzir potenciais riscos.

Variável importante na composição do fluxo de caixa, o valor do atendimento é, normalmente, um dilema para os fisioterapeutas. Desta forma, disponibilizamos no link abaixo a Fórmula para calcular o valor do atendimento:

Calcule o seu atendimento automaticamente

Raphael Ferris é fisioterapeuta e fundador do Negócio Fisioterapia

Leia também