Fisioterapeuta: elabore seu currículo vitae por competências.

Esse texto propõe um instrumento direcionado para Fisioterapeutas e demais profissionais da área de saúde que desejam elaborar um currículo para disponibilizar em clínicas, hospitais, centros de reabilitação, aos colegas e professores, que estejam ofertando uma vaga de trabalho ou estágio. O objetivo dessa atividade é elaborar um currículo baseado em competências.

Fisioterapeuta: elabore seu currículo vitae por competências

 

Competência pela linha de pensamento americana é um conjunto de qualificações (conhecimentos, habilidades e atitudes) para se exercer ou fazer determinada ação/ atividade/ trabalho/ produção.

Já os franceses ampliam a definição para o que você é capaz de realizar com esse aprendizado em diversos ambientes.

A partir dos dois conceitos, podemos pensar no valor e ganho social que as competências podem, através do desempenho das pessoas, entregar a sociedade1

O que sua carreira tem a ver com competências?

 

Planejar sua vida acadêmica e profissional exige que você pense quais qualificações/ competências deseja adquirir e para qual objetivo.

O que representa um Currículo?

 

Currículo é um resumo da sua experiência profissional e irá te direcionar para uma provável entrevista. 

Aqui cabe uma observação. Na vida acadêmica é importante e estimulado que se construa um currículo Lattes. Esse é elaborado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O site para construção do currículo Lattes 

O Lattes

 

É um questionário padronizado para o registro dos cursos, congressos, monitorias, extensões, grupos de pesquisa, aprimoramentos, residência, estágios, sites, blogs, entrevistas, produções técnicas, livros e todas as capacitações e ações que o estudante, professor ou pesquisador realiza ou participou na vida. 

Se você já tem, esteja com ele nas mãos agora, pois, vai te ajudar a não esquecer das suas principais participações e capacitações durante a vida acadêmica e profissional.  

Vamos construir o seu currículo? 

 

Comece pela identificação. Nesse item não esqueça do e-mail e contatos atualizados.

  • Cabe ressaltar que muitos empregadores tem buscado nas redes sociais um pouco sobre a vida dos interessados. Isso realmente é uma observação para lembrar que temos que assumir de forma clara o que acreditamos e pensamos. Os valores da empresa ou local de trabalho podem ser diferentes dos seus… e sim, isso pode ter uma repercussão positiva ou negativa. Então, fiquem atentos!
  • Não usem fotos no currículo. A observação é incluir se solicitado. Porém, imagens e fotos, a princípio não devem ser inseridos.
  • Erros de grafia e português não são permitidos! Caso tenha dificuldade peça ajuda de um professor ou pessoa mais experiente profissionalmente para ler antes de enviar. 
  • O Item Identificação deve conter:
  • Nome completo 
  • Idade
  • Telefone
  • E-mail
  • Endereço
  • Cidade e Estado

Quer usar uma frase antes da descrição da formação?

 

Busque uma frase que representa o que você procura. Esteja seguro com a frase que lembro, não é obrigatória. Dois exemplos:

“Fisioterapeuta recém formada interessada na área de Fisioterapia em Pediatra buscando uma colocação inicial no Hospital Pediátrico do Brasil”

“Enfermeira com vasta experiência em cuidado domiciliar e atendimentos de média e alta complexidade, em busca de uma oportunidade no hospital de Referência em Pacientes Crônicos da América Latina”

  • Formação

Aqui escreva sua graduação com instituição, ano de início e de término. Se for estudante, coloque como Estudante de xxxx, ano de início e se necessário, previsão de término. Caso tenha mais que uma formação, indico que coloque apenas a de interesse nessa vaga. Uma dica: não escreva “Graduação em Fisioterapia”, escreva Fisioterapeuta. Assim:

Fisioterapeuta

Graduada (o) pela Universidade da Saúde (2010- 2015).

  • Experiência

Item muito importante! Siga o passo a passo.

  • Antes de escrever a experiência, liste todas experiências anteriores, relacionadas ou relevantes para essa vaga;
  • Preencha o quadro de competências adquiridas com as experiências;
  • Escolha as mais relevantes;
  • Descreva da última para a primeira, ordem cronológica decrescente
  • Inclua no currículo de forma resumida. Não esqueça de nenhuma experiência importante para a vaga.

Veja um exemplo:

Curso de Pilates

Instituto Pilates do Brasil – 1200 horas/ 2020

Curso Avançado de Pilates com ênfase no tratamento de idosos
Principais Competências adquiridas Prática supervisionada com carga horária de 500 horas.

Aprendizado prático de Pilates solo e com aparelhos.

Desenvolvimento de compromisso e responsabilidade para com os pacientes, acompanhamento de estudantes de graduação.

 

Projeto de Extensão Vida e Comunidade

UNISaúde – 300 horas/ 2018

Extensão na comunidade Aberta da Vida Feliz
Principais Competências adquiridas Orientação e Educação em Saúde aos participantes do programa. 

Atendimentos fisioterapêuticos domiciliares.

Apresentação de aulas e rodas de conversa com os participantes.

Produção de material educativo. Trabalho em equipe multiprofissional. 

Outras Atividades

  • Aqui inclua trabalhos voluntários, premiações em congressos e eventos, participação em Atléticas e outras experiências relevantes.
  • Não esqueça que tudo que você colocar poderá ser perguntado pelo entrevistador.

Contato de uma referência

  • Aqui você coloca uma pessoa de referência para o recrutador entrar em contato se necessário. Esse item não é obrigatório e lembre-se de avisar antes da pessoa que você indicou ela (e) aqui. 

 

SUPER DICA!

XXX  Somente a verdade e nada a mais que a verdade”. Nunca diga o que não fez, não é permitido exageros e nunca mentiras no currículo.

VVV  Tem vários modelos no word. Seleciona Arquivo -> Novo -> Procurar modelos online e digita currículo. Lembra de tirar a foto do documento. Só use fotos se for solicitado pelo recrutador.

“Sem estratégia, você não sabe para onde está indo. Não confie somente nos seus instintos, planeje!”

Profa. Luciana Bilitário@gestaofisioterapia

 

Referências Bibliográficas:

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Rev. adm. contemp., Curitiba,  v. 5, n. spe, p. 183-196, 2001 .   

Dica de site:

https://www.napratica.org.br/baixe-modelo-de-curriculo-criativo/

 

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