Fisioterapeuta declare sua missão, visão e valores profissionais e nunca perca sua inspiração!

As empresas fazem seus planejamentos estratégicos através de determinantes estratégicos (missão, visão e valores institucionais), visando nortear os gestores, sócios e funcionários para o alcance das metas traçadas no plano de ação. Dessa forma, o planejamento estratégico das empresas, a partir dos seus determinantes estratégicos - missão, visão e valores -, irá orientar as decisões financeiras e orçamentárias: investimentos e financiamentos, que serão direcionados para atingir os objetivos estratégicos.

Por Luciana Bilitário

A finalidade principal de uma empresa, independente da oferta de um produto ou serviço, é trazer um retorno para a sociedade, e, para isso, deve ser capaz de gerar lucro.  Esse lucro pode ser distribuído entre acionistas ou revertido para a própria empresa em melhorias tecnológicas, em desenvolvimento de produtos, capacitações dos funcionários, aquisição de novos aparelhos e máquinas ou ampliação da organização. As empresas fazem seus planejamentos estratégicos através de determinantes estratégicos (missão, visão e valores institucionais), visando nortear os gestores, sócios e funcionários para o alcance das metas traçadas no plano de ação. Dessa forma, o planejamento estratégico das empresas, a partir dos seus determinantes estratégicos – missão, visão e valores -, irá orientar as decisões financeiras e orçamentárias: investimentos e financiamentos, que serão direcionados para atingir os objetivos estratégicos. 

Mas, o que afinal são os determinantes estratégicos e como escrevê-los? Começaremos pela reflexão sobre o seu negócio. Mas, aqui, vamos pensar em você FISIOTERAPEUTA como uma empresa e as respostas devem ser escritas assim. Escritas porque tirar as ideias do papel é essencial, transforme o pensamento em palavras e as palavras em ações! Então vamos aos exercícios:

  • Primeiro pense em você como um negócio e responda: qual o seu negócio? Quem é o seu cliente? Quais os benefícios e serviços que ele deseja? Por que ele faria negócio com você? Por que ele iria te contratar para prestar esse serviço?
  • Agora autodeclare sua missão profissional! Lembre-se: isso tem a ver com sua personalidade, sua contribuição fisioterapêutica para a sociedade e sua formação. Responda: qual a razão de existência do seu serviço fisioterapêuticos? Por que você é tão importante para as pessoas que você assiste, para a sociedade e para o mundo? Quer um exemplo: “Luciana está comprometida em proporcionar uma reflexão sobre gestão e negócios para fisioterapeutas e estudantes através de conteúdos, aulas, textos, palestras e oficinas” ou “Minha missão é proporcionar estratégias para que os Fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia desenvolvam modelos de negócios e gestão mais criativos e competitivos” ou “Proporcionar ao maior número de Fisioterapeutas conhecer e desenvolver habilidades na Gestão de Negócios na Fisioterapia”. Agora, escreve a sua missão!
  • Vamos a visão! A visão deve ser uma inspiração. Onde você quer chegar? Qual a sua direção? Perceba que a visão se estiver clara te direciona no planejamento da sua carreira, nos cursos que você vai realizar e nas competências que precisará desenvolver. Mas, é bom ficar ciente que isso vai mudar durante a vida profissional. A cada “visão alcançada”, você irá traçar uma nova. 
  • E por fim, vamos pensar nos valores. O que faz você, como “uma empresa”, mover-se em direção a sua visão e alcançar seus objetivos? Quais as atitudes que você irá precisar ter? Quais os seus motivos e crenças. Para mim, ética, responsabilidade, adaptabilidade, inquietude, atitude inovadora, empatia e respeito a diversidade são essenciais. E para você?

Vamos finalizar com uma frase de autor desconhecido, mas, que resume o texto: Missão é o que faço, valores quem sou e visão onde quero chegar!

Sempre deixo uma frase como inspiração e hoje ela vem da Michelle Obama: “O sucesso não tem a ver com quanto dinheiro você ganha, mas com a diferença que você faz na vida de outras pessoas”.

Referências:

  1. Bilitário, Luciana. Vilas Boas, Lígia. Como planejar a minha vida acadêmica e profissional baseada em competências? Disponível em: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/3922. Acesso em julho 2020. 
  2. LOBATO, David Menezes; FILHO, Jamil Moysés et al. Estratégia de Empresas. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

Leia também