Definição de Personas como estratégia do Fisioterapeuta

Persona é um conceito mais amplo, mais generalizado e o público-alvo é mais diretivo, com um objetivo específico em um grupo bem delimitado.

Definição de Personas como estratégia do Fisioterapeuta

 

O que são Personas?

 

  • Personas são representações dos seus clientes ideais
  • A construção é fundamentada nos dados reais da vida do “personagem”, suas características comportamentais, hábitos, o que gosta e não de fazer, sua história pessoal, relações sociais e comportamentos. 
  • Quais as motivações, desafios, dores e expectativas?

Para que serve uma Persona?

 

A elaboração da Persona irá orientar suas estratégias de uma forma mais clara e consciente, norteando as propostas de criação de conteúdo no Marketing.

Sua descrição irá tornar o conteúdo desenvolvido direcionado ao público que deseja interagir com o seu conteúdo.

Qual a diferença entre Persona e público-alvo?

 

  • Persona é um conceito mais amplo, mais generalizado e o público-alvo é mais diretivo, com um objetivo específico em um grupo bem delimitado.
  • Na construção do Persona o foco deve ser nas dificuldades, dores dessa representação e como você é capaz de oferecer soluções através da geração de valor através do seu conteúdo. 

Como descrever uma Persona?

 

PERSONA
Foto: coloque aqui uma foto que representaria o cliente ideal
Qual o nome? Alinda Arcuri
Idade? 30 anos
Ocupação? Fisioterapeuta, atende em domicílio e trabalha em um hospital
Onde mora? São Luís – MA
Veja uma descrição com exemplo
Informações demográficas e comportamento (conte um pouco sobre a vida da persona, família, formação, interesses, hobbies e principais tarefas que realiza)
  • Independente, gosta de viajar?
  • Família unida e irmãos jovens; tem namorado, sem filhos
  • Pós graduada 
  • Faz atendimento em domicílio, presta serviço? plantões?
  • Na clínica o que faz e no hospital?
Pontos de conflito e necessidades (conte sobre as principais situações que envolvem o tema do projeto e os principais problemas que você pretende resolver no seu negócio)
  • Faz atendimento em domicílio com agenda lotada 
  • Não tem como agregar mais pacientes na agenda domiciliar porque o deslocamento entre domicílios lhe custa tempo.
  • Possui uma reserva financeira para investir em consultório 
  • Não tem noções de gestão de negócios
  • Possui tempo limitado para investir em um curso 
  • Precisa decidir onde investir
  • Precisa decidir se sai dos hospitais.. 
Possíveis funcionalidades e soluções (discuta e gere ideias de produtos e serviços que possam resolver as questões levantadas nos pontos de conflito e necessidades)
  • O que pode ajudar alinda e você oferece no seu plano de negócios?

Depois de construir um Persona, você terá muitas ideias para gerar conteúdo. Seja amplo, não limite possibilidades que relacionem as demandas dela e o que você pode oferecer!

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Profa. Luciana Bilitário – @gestaofisioterapia

 

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