Definir uma campanha de marketing é extremamente importante, porém, é preciso entender a estratégia do seu negócio antes de investir em ações de publicidade.
Em nossas consultorias, encontramos profissionais que nunca fizeram investimentos específicos em campanhas de marketing e profissionais que já apresentaram campanhas. Mas na maioria das avaliações e consultorias temos o marketing realizado sem um ponto de partida, um objetivo ou meta definida.
A campanha de marketing precisa estar conforme a estratégia do seu Negócio e para isso você precisa definir quais potencialidades quer explorar na campanha e quem serão as pessoas que você desejará atingir.
Se você tem dúvida da importância do marketing para fisioterapeutas, leia o artigo que escrevemos abaixo.
O marketing moderno, ele tem características do que chamamos de inbound marketing. Que nada mais é que a criação de um ciclo de atração, engajamento, conversão e encantamento do cliente, nesta ordem.
O inbound marketing entende que quando produzimos conteúdos, ofertas, serviços atrativos, conseguimos atrair o lead, este precisa ser preparado, ou seja, engajado a entender o quê, a importância e os valores do serviço que iremos prestar/vender. Na terceira fase, temos a conversão, que é onde iremos atingir o lead com campanhas de venda, através de ligações, campanhas de e-mail ou até mesmo whatsapp. O importante é entender que o Lead precisa ser engajado (aquecido) para que realizemos um contato comercial. E por fim, após o lead converter e se tornar um cliente, devemos encantá-lo, gerando credibilidade e valor naquilo que foi prestado.
Um exemplo prático e simples:
O paciente é atraído por um conteúdo ou oferta que você gerou – ATRAÇÃO – a partir daquele momento, você inicia a apresentação do que você atua e a importância daquilo na vida dele – ENGAJAMENTO – após você faz um contato comercial oferecendo o tratamento e suas condições – CONVERSÃO – quando o cliente é atendido se sente feliz pelas expectativas do serviço prestado – ENCANTAMENTO.
Esse é um exemplo simples de como você pode programar uma campanha de marketing, ela pode ou não ter aportes financeiro, mas, é fundamental você obter esse fluxo de comportamento do seu cliente no seu negócio.
Se você tem dúvidas, conta pra gente!
Raphael Ferris, é fisioterapeuta, CEO do GrupoRes e consultor do Negócio Fisioterapia