Como realizar a retomada das Clínicas e Consultórios de Fisioterapia?

Este artigo tem por objetivo esclarecer os aspectos de segurança sanitária na retomada das clínicas e consultórios de Fisioterapia com base nas orientações do SEBRAE para tais atividades.

Este artigo tem por objetivo esclarecer os aspectos de segurança sanitária na retomada das clínicas e consultórios de Fisioterapia com base nas orientações do SEBRAE para tais atividades.

É importante lembrar que a sua clínica ou consultório deverá seguir os as medidas de segurança previstas pelas seguintes instituições:

· As regras previstas nas instituições reguladoras oficiais (OMS, Anvisa, ABNT, entre outros);
· As Portarias da Secretaria de Saúde Estadual para atividades específicas;
Para a abertura de estabelecimentos para atendimento ao público, deverão ser observadas na íntegra:
· Os atos das autoridades municipais competentes.

Todas ferramentas, máquinas e equipamentos de uso manual devem ser constantemente limpos e higienizados, antes e durante a execução dos trabalhos;

O álcool em gel antisséptico para higienização das mãos deve cumprir os seguintes requisitos, segundo a ANVISA:

  1. O produto deve ter unicamente a finalidade cosmética/de higiene pessoal; e
  2. A empresa obrigatoriamente deverá ter Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) para esta classe de
    produtos e indicar o número da AFE na rotulagem (é possível consultar pelo site da ANVISA)

EPIS adequados nos consultórios:

  1. Máscaras precisam ser N95, PFF2 ou superior, com protetor facial (face shield);
  2. Avental Impermeável;
  3. As máscaras devem ser descartadas em lixeiras com pedal e tampa – com recolhimento por empresas de coleta de produtos contamináveis;

Procedimentos de retirada segura dos EPIS após atendimento:

  1. Para a remoção do EPI, inicie removendo o avental puxando pela região dos ombros;
  2. Em seguida remova a proteção facial de trás para frente;
  3. Remova gorro e máscara em movimento único de trás para frente;
  4. Por último retire as luvas;
  5. Para a desinfecção da viseira utilize novas luvas e higienize as mãos ao final de todo processo

Máscaras adequadas:

  1. Máscara cirúrgica: É utilizada em pacientes suspeitos ou confirmados com o covid-19 e em profissionais que lidem com o atendimento desses casos;
  2. Máscara N95/PFF2: É utilizada em procedimentos que geram aerossóis, com uso complementar de protetor facial. Deve ser trocada a cada uso, ou proteger com máscara cirúrgica;
  3. Máscara de tecido: não é recomendada seu uso em hipótese alguma (pela OMS) para uso profissional, bem como as feitas em casa.

Ambiente da clínica ou consultório:

Organize uma área de chegada para profissionais disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos;

Forneça tapete umidificado com hipoclorito de sódio na entrada do estabelecimento. A limpeza dos pés deve ser obrigatória para adentrar na clínica;

Disponha de comunicados que instruam os pacientes/clientes e funcionários sobre as normas de proteção que estão em vigência no estabelecimento;

Se possível abra o estabelecimento também em horários alternativos, para que o tráfego de clientes e profissionais não coincida com o pico de movimento do transporte público;

Garanta um espaço reservado para guardar bolsas e itens pessoais dos colaboradores. Solicite que o colaborador traga o mínimo de objetos pessoais para o ambiente de trabalho e forneça sacolas plásticas para acondicionar os pertences de cada funcionário;

É importante a exigência para que sejam atendidos apenas clientes previamente agendados. A ocupação simultânea dos ambientes deve respeitar o limite de uma pessoa a cada 4 m2;

Os intervalos entre agendamentos devem ser mais espaçados, de forma que haja um período maior de tempo entre uma sessão e outra. Assim, menos clientes entrarão em contato;

Limite a quantidade de pessoas que entram nas clínicas;

Só deve ser permitido um acompanhante por paciente e somente quando o acompanhante for necessário por alguma necessidade do paciente;

É proibida a permanência de pessoas que não sejam pacientes ou acompanhantes de pacientes;

Durante o horário de funcionamento, feche periodicamente os ambientes, para limpeza e desinfecção;

Por fim, atente-se ao fluxo de pessoas no seu negócio. O cuidado é fundamental para que a retomada seja um processo seguro para a população.

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Raphael Ferris é fisioterapeuta, fundador e consultor do Negócio Fisioterapia.

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