Como realizar a divulgação dos serviços de Fisioterapia de forma ética.

Quando falamos em divulgação do profissional Fisioterapeuta e dos serviços de Fisioterapia devemos tomar cuidado, pois há uma regulamentação específica do sistema COFFITO/CREFITO que visam normatizar a forma ética da divulgação dos serviços de Fisioterapia.
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Quando falamos em divulgação do profissional Fisioterapeuta e dos serviços de Fisioterapia devemos tomar cuidado, pois há uma regulamentação específica do sistema COFFITO/CREFITO que visam normatizar a forma ética da divulgação dos serviços de Fisioterapia.

Para nos nortear e dar a base legal, vamos utilizar o código de ética e deontologia da Fisioterapia e Terapia Ocupacional que está normatizado pelo COFFITO através da RESOLUÇÃO 424.

O anúncio é o objeto da estratégia da campanha de marketing do seu negócio e por isso você deve dar muita atenção para ele. É através dele geramos novos leads interessados pelo seu serviço e potencialmente serão atraídos para entrar no fluxo de relação com você.

Se você não entendeu ainda como funciona isso, leia a matéria que escrevemos sobre como realizar o marketing da sua clínica

Para respeitar as regras vigentes, os anúncios do profissional, clínicas e consultórios devem conter, no mínimo os seguintes itens:

Nome do profissional;
Profissão (se é Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional por exemplo);
Número do Conselho;

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Fonte: CREFITO-8

Também podem incluir os títulos de especialidade profissional (quando o profissional passa na prova de títulos de especialistas do COFFITO), agora, se você cursou uma pós-graduação e não prestou a prova de título, você pode anunciar o título conforme o nome do seu certificado.

Se você trabalha com planos de saúde, também pode divulgar os planos que são credenciados na sua clínica.

O que o Fisioterapeuta não pode divulgar:

  • Informações que possam identificar o paciente;
  • Exibir fotos do paciente sem o seu consentimento;
  • Exibir honorários de forma incompatível com a dignidade da profissão;
  • Prometer terapia ou cura infalível;
  • Títulos que não possa comprovar ou que não sejam regulados pelo Conselho;
  • Divulgar para fins de auto promoção carta de agradecimento, declarações ou atestados de pacientes ou seus familiares em razão da assistência prestada;

O marketing é imprescindível para todos os negócios, mas na Fisioterapia temos regras específicas que precisam ser seguidas para evitar infrações éticas. Entender o contexto e legalidade vai contribuir para o profissional avançar em sua carreira.

Raphael Ferris, é Fisioterapeuta, CEO e consultor do Negócio Fisioterapia

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