Gerenciar o fluxo de de pacientes domiciliares é imprescindível para você entender diversos aspectos do seu trabalho, como o ponto de equilíbrio, as estratégias de marketing e suas fases de aplicações, o controle de evasão nos tratamentos, a entrada de novos pacientes, etc…
É através do gerenciamento do fluxo que você vai construir uma relação ideal para o seu cliente, realizando uma comunicação adequada para cada fase que o lead se encontrar.
Para iniciarmos, primeiramente você precisa classificar seus clientes em no mínimo em 4 tipos:
Fase 1 – Clientes que entraram em contato com você (em nível de curiosidade);
Fase 2 – Clientes que demonstraram interesse no seu serviço (aqueles que de curioso passaram para demonstrar interesse);
Fase 3 – Clientes que estão em tratamento com você (aqueles que você já atente atualmente);
Fase 4 – Clientes que já foram seus pacientes (aqueles que você um dia atendeu);
Essa classificação permite que você entenda qual é a fase na qual o seu cliente se encontra e quais serão as suas ações estratégias para cada um deles.
Segmentando em blocos, você consegue agrupar os seus clientes e reduzir o trabalho individual, automatizando o fluxo de informações para grupos.
Por exemplo, um cliente que está numa fase de reconhecimento e descoberta (Fase 1) deve ser abordado de uma forma que o engaje a conhecer o seu trabalho e o faça progredir para entender o problema dele (Fase 02), após reconhecer o seu trabalho e o problema, é fundamental que você consiga demonstrar que o seu trabalho pode solucionar o problema que foi reconhecido por ele (Fase 03), desta forma o seu cliente estará preparado para tomar uma decisão de compra (Fase 04).
Tornando mais prático, imagine um paciente que tenha uma disfunção que cause dor lombar. Ele procura você porque encontrou uma publicação nas redes sociais (aqui ele está na fase 01), agora você deve engajá-lo para que ele reconheça o problema (fase 02) e entenda que você é a solução para este problema (fase 03), diante disso, o cliente estará amadurecido para tomar uma decisão de compra com uma percepção de que você pode ser a solução para o que ele descobriu.
Ps. Perceba que todo esse fluxo não está relacionado ao preço pago pelo cliente e sim a jornada na qual ele percorreu para entender a importância do seu trabalho e não apenas o preço que ele vai pagar por isso.
Essa lógica é simples, mas precisa ser inserida no contexto de gerenciamento dos nossos clientes para que possamos entender em qual etapa da relação ele se encontra.
Abaixo você pode baixar uma planilha de classificação e controle de pacientes simples e objetiva. Nela você poderá controlar seus clientes domiciliares e indicar qual a fase que o seu potencial ou já cliente está.
O modelo está em Excel, assim você pode editar da melhor forma para personalizar o seu Negócio.
Clique aqui para ser direcionado para o download.
Raphael Ferris é Fisioterapeuta, CEO e Consultor do Negócio Fisioterapia