Como exercer o papel de liderança no ambiente Hospitalar?
Liderança é a capacidade de influenciar pessoas, mobilizando-as para que atinjam as metas propostas de uma organização, instituição ou empresa. O fisioterapeuta líder exerce um papel fundamental para que a meta principal da assistência fisioterapêutica de entregar o melhor resultado possível para o paciente seja atingido.
Como então exercer o papel da liderança de forma a atender demandas tão diversas da empresa, dos diversos setores administrativos, dos fisioterapeutas da assistência e manter o foco no paciente?
Abaixo 03 passos para exercer o papel de líder de forma agregadora:
Foco no paciente
É o paciente e seus familiares a razão de existir do hospital no intuito de promover uma estadia breve e com os melhores resultados possíveis que tragam benefícios à saúde dos pacientes.
Os processos, diretrizes e rotinas devem ter foco na satisfação dos pacientes e no melhor resultado funcional possível para os mesmos.
O fisioterapeuta líder deve deixar isso muito claro para a equipe, comunicar as rotinas, responsabilidades e atividades desenvolvidas pelos fisioterapeutas assistenciais devem ter foco no paciente.
Escuta ativa
O líder é um facilitador, atua para que a melhor assistência seja entregue aos pacientes e deve orientar a equipe para o cumprimento dos procedimentos e diretrizes de forma padrão.
Na intenção desse resultado, a escuta cuidadosa e sistemática dos membros da equipe é necessária. Pergunte e escute com intenção e desejo sincero de melhorar o serviço para todos os participantes.
Ao invés de “deu tudo certo com o paciente A”, pergunte: “quais as suas percepções sobre o resultado entregue ao paciente A e como você acredita que podemos fazer melhor, para a equipe e para o paciente?” Esteja atento/a as respostas e anote os insights diários. A intenção é sempre melhorar!
E o principal: comunicação ética e transparente
Conclui-se que o líder fisioterapeuta é uma referência para a equipe!
Você sendo o líder deverá manter um comportamento ético, agindo em conformidade, respeito e e comunicando as regras e rotinas comportamentais da equipe assistencial no ambiente hospitalar. Tenha um canal formal de comunicação por e-mail.
A diferença entre um líder autoritário e um líder que é escutado com respeito, é que o segundo não ameaça, é visto como uma pessoa que tem a intenção sincera de colaborar, promover melhorias e age para que os processos tenham os melhores resultados e as metas sejam alcançadas.
Por Luciana Bilitario
https://www.instagram.com/gestaofisioterapia/
Apaixona por ensino e gestão na Fisioterapia.
Curiosa da ciência com doutorado em Medicina e Saúde Humana e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Professora na Universidade do estado da Bahia, coordenadora do curso de Fisioterapia na Bahiana e sócia da Gestão Fisioterapia.