Você já parou para pensar por que alguns fisioterapeutas atendem muitos paciente para receber uma receita e outros fisioterapeutas atendem menos para receber a mesma receita?
Essa questão possui uma condição objetiva que deve ser analisada pelo profissional antes da tomada de decisão em sua carreira pois a estratégia de posicionamento é uma das principais ferramentas dos negócios.
O contexto que será apresentado neste texto é voltado para a definição estratégica do seu público, ou seja, quem você quer atender e qual será o seu público ideal.
O interesse não é avaliar o certo ou errado e sim, como você deve criar um posicionamento de mercado adequado para o perfil do público que você atende.
Imagine o exemplo a seguir:
Um Fisioterapeuta precisa realizar 10 atendimentos para gerar uma receita de R$ 200,00 enquanto outro profissional precisa apenas de 1 atendimento para conseguir essa mesma receita.
O que diferencia os profissionais?
Tipo de Público
A definição de público é fundamental nesse processo de diferenciação, um profissional que foca no atendimento a preço “popular” terá um público, em contrapartida o profissional que prioriza o atendimento personalizado terá outro.
É bom lembrar que o mercado está aberto para os dois tipos de profissionais, o importante é você definir qual dos mercados quer explorar e, para isso, é preciso analisar dois pontos importantes: “Paciente x Cliente” e “Custo x Benefício”.
Paciente x Cliente
Essencialmente é necessário entender que o seu paciente também é o seu cliente, assim, além das necessidades terapêuticas, você precisa atender a demanda de consumidor do seu paciente. Baseado no exemplo acima, o paciente que efetivamente pagará R$ 200,00 terá uma necessidade de consumo maior comparado ao de R$ 20,00.
Custo x Benefício
Apresentar diferenciais no atendimento, isso vai desde oferecer o cafezinho, disponibilizar benefícios periódicos até oferecer um programa de relacionamento com o cliente diferenciado. A progressão do valor econômico do seu trabalho vai variar conforme a entrega que você oferecer para o cliente. A imagem abaixo destaca isso:
Na imagem: o produto seria o profissional, o serviço seria a prestação da assistência fisioterapêutica e a experiência (Starbucks) seria juntar o profissional e o serviço na melhor vivência possível.
Existem outros exemplos de atendimento a preços populares que são positivos, como as clínicas populares de consultas e exames, é um modelo de negócio que atinge um público de baixa renda ou que não tem interesse em planos de saúde.
Aprofundando essas questões, há diversos pontos a serem discutidos que melhoram a entrega do serviço, mesmo pensando no atendimento menos personalizado, mas para isso é necessário fazer uma análise e definição do seu público.
Aqui no Negócio Fisioterapia iremos discutir muito o posicionamento do Fisioterapeuta perante o mercado. Nos vemos na próxima.
Raphael Ferris, é fisioterapeuta, CEO do GrupoRes e consultor do Negócio Fisioterapia.