10 estratégias para o marketing profissional do Fisioterapeuta?

Apesar do crescimento exponencial na procura por Fisioterapeutas no Brasil muitos profissionais ainda não planejam suas estratégias de marketing, gerando déficits sazonais nas agendas de atendimentos. Este artigo reuniu 10 estratégias básicas para que o Fisioterapeuta inicie seu planejamento e claro, se precisar, estaremos aqui para ajudar.

Apesar do crescimento exponencial na procura por Fisioterapeutas no Brasil muitos profissionais ainda não planejam suas estratégias de marketing, gerando déficits sazonais nas agendas de atendimentos. Este artigo reuniu 10 estratégias básicas para que o Fisioterapeuta inicie seu planejamento e claro, se precisar, estaremos aqui para ajudar.

IMPORTANTE: Cada profissional tem a sua própria cultura e processos organizacionais, ou seja, cada fisioterapeuta terá sua forma de se expressar e se comunicar com seus clientes. Os itens abaixo são as bases para fazer bem isso.

1. Utilize o ROI

Toda campanha deve ser calculada no ROI (Return on Investment), em português Retorno do Investimento, é uma das métricas que devem ser consideradas nessa análise, já que ela reflete os ganhos financeiros que você obteve com cada ação implementada, inclusive com suas campanhas de marketing. Quando você realizar uma ação de marketing ou se for possível calcular anteriormente, reflita se o valor investido possui retorno maior e se este valor não pode ser otimizado em outro tipo de campanha.

Como calcular o ROI

Para calcular o ROI, você subtrai o valor total do investimento do valor obtido, e divide esse total pelo valor do investimento novamente, como representado na fórmula abaixo.

ROI - Cálculo do ROI

Como o ROI é expresso em porcentagem, multiplique esse valor por 100.

Imagine que você tenha um tratamento, entre gastos fixos e variáveis, tenha um custo de R$60. O valor de venda do tratamento é R$ 120 reais e consegue vender 20 tratamentos, obtendo a soma de R$ 2400,00.

A fórmula será: 2.400 (lucro total) – 1200 (custo total) / 1200 (custo total) = 1 ou 100%, isso quer dizer que para cada 1 real investido retornou mais 1 reais. 

O ROI não é estável e pode ser otimizado e melhorado através de orientação dos indicadores e análises periódicas para melhoria dos custos.

2. Tenha presença digital 

É fato que a internet hoje faz parte da extensão das nossas vidas, a presença digital é fundamental para criar laços e conectividade constante com os nossos clientes. Torna-se imprescindível o negócio possuir um endereço eletrônico (site), redes sociais (pelo menos Instagram e Facebook) e ser encontrada no Google. Abaixo trataremos mais especificamente de cada um dos temas.

3. Compra de mídias no Google, Facebook e Instagram

O Outbound marketing compõe estratégias como anúncios em TV e até mesmo banners na internet, que interrompem o público para chamar sua atenção. Já se deparou na tela do seu celular ou computador com alguma página, imagem ou aplicativo de uma marca que você nunca seguiu ou acessou seu site? 

Isso é o que chamamos de Outbound Marketing, que nada mais é que interromper o que o usuário está fazendo para mostrar a sua oferta. 

Mas fique atento, para muitas pessoas, isso é extremamente desgastante e vem sendo uma prática “combatida” nos meios digitais, isso porque ninguém quer parar a playlist, a visualização do feed ou até mesmo uma conversa para receber um anúncio, mesmo que aquele anúncio é relevante. 

O marketing por interrupções está dando lugar ao que chamamos de marketing por conteúdo.

4. Desenvolva conteúdos relevantes e atraentes

O marketing de conteúdo ou inbound marketing é a forma mais eficaz de construir autoridade, pois é através da geração de conteúdo que você atrai o seu público. É constituído por estratégias que visam fazer com que o cliente vá até a sua empresa e o contrário. 

O inbound marketing é dividido em 4 etapas fundamentais: Atração, Engajamento, Conversão e Encantamento. 

Na atração se desenvolve as ações para trazer o seu potencial cliente até o negócio, como matérias em blogs, fotos e vídeos no instagram, lives, webinars, etc. Todo o conteúdo deve ser relevante para o público que você deseja atrair, ou seja, você deve produzir baseado na linguagem que as pessoas conhecem, não adianta produzir conteúdos com linguagem científica com direção popular. 

No engajamento se prepara o seu cliente para entender a solução e como você pode ajudá-lo nisso. É o momento de você fazer com que o cliente entenda o problema dele. 

A conversão é a ação desejada naquele momento, por exemplo, se a sua campanha de inbound foi para converter clientes para uma terapia capilar, todo cliente que fechar o tratamento é um cliente que converteu. A conversão é o objetivo de todo o processo.

O encantamento é a manutenção, fidelização e tendência de recomendação (vamos abordar mais adiante isso). É neste ponto que você deve superar as expectativas do seu cliente e oferecer um tratamento personalizado e buscar influenciar a recomendação para outros potenciais clientes.

5. Invista em recomendação

A recomendação é o mais tradicional meio de conquistar clientes, afinal, quem nunca ouviu que o “boca a boca” é a melhor forma de marketing? Mas para isso, é preciso ter estratégias que facilitem o processo de recomendação do seu cliente. A primeira obviamente é prestar um atendimento de qualidade e de forma diferenciada, a partir disso vale utilizar de recursos como descontos, brindes, vale presentes e até mesmo eventos para desenvolver a relação com quem te indicou. Lembre-se que o seu cliente tem um custo para chegar até você, quando isso é feito por recomendação esse custo reduz e abre margem para compensar quem te recomendou.

6. Crie parcerias

A regra básica para uma boa parceria é que ambos os lados precisam ganhar. Se você possui uma clínica de estética e pretende fazer parceria com algum outro negócio tenha em mente que a relação precisa ser uma via de mão dupla. As indicações são fundamentais para o desenvolvimento dos negócio, principalmente quando se tratam de Micro e Pequenas Empresas, porém é necessário investigar quanto do público do seu parceiro é interessante para você e vice-versa. 

7. Crie estratégias de captação de Leads

Lead é a denominação para os potenciais clientes no segmento de marketing digital. A definição de lead é a mesma que persona. Geração de leads é um termo de marketing usado para descrever o início do interesse de um possível cliente num determinado tratamento que você oferece. O lead é um contato que demonstra interesse no seu negócio. Por isso é fundamental que você crie estratégias de captação de leads e faça uma manutenção da sua relação com eles. 

Lembre-se que nem todas pessoas que fizerem contato estão preparadas para comprar o seu serviço. Desenvolver a sua relação com os leads contribui para gerar futuros clientes. Criando uma relação com as pessoas que se interessam pelo seu serviço gera uma rede de potenciais clientes que vão ser preparados para, no futuro, converter no seu negócio. 

8. Faça testes A/B

Os testes A/B são interessantes para entender o comportamento dos seus clientes diante das informações que você almeja passar. Você pode fazer testes A/B na maior parte ou em todo seu processo de marketing, basta você segmentar suas campanhas em duas e avaliar qual obtém mais respostas para o seu público, por exemplo: o assunto de um e-mail, o título de uma postagem, o tipo de postagem (vídeo ou Blog), um canal de comunicação para melhorar a relação, etc.

9. Invista em SEO

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca como o Google). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings nas primeiras posições de forma orgânica (sem pagar anúncios) gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. É recomendável que se contrate empresas para realizarem diagnósticos e programação para otimização do seu site.

10. Tenha sempre a sua base de contatos (e atualizada)

O matemático Clive Humby criou a frase “Dados são o novo petróleo” demonstrando que os dados são fundamentais para análises e tomada de decisões no negócio. Mas o que isso tem a ver com marketing? Tudo!

É através das bases de dados que você conseguirá identificar a etapa de cada cliente, criar campanhas segmentadas e otimizar a relação com o seu cliente, evitando desgastar a sua presença com eles.

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