Formatura do curso de Fisioterapia, coisa linda! Final de um ciclo de muito estudo e início de um ciclo de trabalho.

O que fazer agora? Pós? Especialização? Home Care? Ai Meu Deus!

O que surgiu foi a oportunicada em uma Clínica bacana onde a remuneração não era lá muito boa mas, perto de tudo que havia surgido, estava ótimo. Lá conheci uma amiga, trabalhavamos muito e amávamos.Fizemos especializações, pós e nada mudava, apenas o aumenta da carga horário de atendimento,afinal, éramos exemplos de fisioterapeutas.

Anos depois , minha amiga me chamou para uma reunião e disse ter arrumado uma casa , surgindo o convite para sociedade em uma clínica.

Sem pensar muito, o convite foi aceito. Compramos tudo parcelado (pois achávamos que era esta a parte importante), contratamos um contador e meses depois a Clínica estava montada.

E agora? Panfletos, faixas e alguns “gatos pingados” para atender durante muito tempo. Até “bico” aceitávamos para nos sustentar enquando a clínica não conseguia nos remunerar.

Graças à Deus as coisas melhoraram e o boca-a-boca começou a funcionar. Contratamos mais Fisioterapeutas, Fonoaudióloga, Psicólogas, Nutricionista e nos tornamos uma Clínica Multidisciplinar ­­­exemplar na região.

Aí a ‘coisa enroscou’, como administradoras éramos exelentes fisioterapeutas!

A necessid­ade de noções em gestão apareceu e a pergunta: Por que não prestamos atenção nas monótonas aulas de administração da faculdade?

Estávamos frente à seguinte situação: clínica crescendo e não sabíamos nem se estávamos lucrando.

Para nossa sorte, existem instituições de apoio ao empreendedor como Sesi e Sebrae, onde fizemos inúmeras capacitações em gestão e administração.

Tivemos também a oportunidade de contar com o serviço da nossa Coaching. Aprendemos a importância do Planejamento, otimização de tempo, controle financeiro e, posso dizer, com o negócio em andamento não foi, nem é, fácil colocar as mudanças necessárias em prática! Mas através do conhecimento adquirido, vencemos este desafio e como retribuição temos o crescimento constante da Clínica.

Moral de história:  antes de abrir um negócio em Fisioterapia é de suma importância a capacitação prévia, o desenvolvimento dos comportamentos empreendedores, a realização de um bom Plano de Negócio pois, em algum momento, isso se fará necessário para a continuidade do mesmo.

Aguardem mais dicas sobre como Empreender com Sucesso na Fisioterapia, nossa amada profissão!

Dra Ana Paula Chaves

Fisioterapeuta

Dra Zuleika Fernandes Saraiva

Sócias-Proprietárias da Clínica PhisioMedic há 14 anos